Essa ação por mais básica que parece ser, se bem planejada pode render vários indicadores, faturamento, alinhamento com indústria e marketing para a empresa. Colocando um produto em destaque no mês dentro da loja podemos conseguir indicadores importantíssimos e não só financeiro, descrevo alguns abaixo:
– Trazer público novo para dentro do estabelecimento;
– Aumentar o ticket médio de uma determinada categoria;
– Alterar a classe da curva abc do produto;
– Trazer a indústria para dentro do estabelecimento;
Tem que se ter em mente que esse produto não precisa de um estoque elevado e nem ter uma saída muito pequena, desta forma os números não surtiram efeito.
Nunca utilizar produtos da linha A da curva ABC para esse planejamento;
Analisar diariamente a resposta do consumidor no produto e mudar táctica se preciso for, como posição dentro da loja, indicação de vendedores, banner, TV e radio indoor etc.
O resultado será melhor com produtos que estão na mídia, não precisamos criar a roda, basta girar ela, assim todos ganham. Se tiver dúvida se o produto vai ter um giro alto, basta colocar ele em produto do mês e analisar os resultados.
Nem sempre o produto do mês precisa ser barato ou desconto, significa que a farmácia vai focar na venda deste produto de uma forma diferenciada.
Busque produtos que puxem para compra junto outros produtos de sua linha.
De um mês para outro mude totalmente o produto e categoria, assim com o tempo você identificará o perfil geral de seus clientes.
Sem oferecer o produto do mês, todo o planejamento cai no esquecimento.
No último dia do mês analise os resultados e já prepare o novo produto para o próximo mês.
Bom trabalho e sucesso!!!!
Paulo Archanjo
Diretor Rede Smallfarma